Pesquisas e ações da UFLA sobre ecologia de estradas ganham atenção em evento do setor rodoviário

25.03 Alex BagerDurante a programação do Brazil Road Expo 2013, realizada de 19 a 21 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ações e pesquisas desenvolvidas pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), sediado no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O coordenador do CBEE, professor Alex Bager, foi um dos palestrantes do workshop Desafios Brasileiros em Logística e Meio Ambiente, que abordou as tendências mundiais e no Brasil com relação à ecologia de estradas. Durante a palestra, o professor fez o lançamento do Selo CBEE de Biodiversidade e ressaltou as iniciativas em desenvolvimento na UFLA, como a criação do Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem e o Sistema Urubu de coleta de dados de atropelamento de fauna selvagem, que fazem parte de um programa pioneiro chamado Projeto Malha.

CBEE realiza monitoramento no câmpus da UFLA

“Os participantes ficaram entusiasmados com os projetos em desenvolvimento e com a experiência da Universidade com relação ao monitoramento, capacitação de recursos humanos e análise de dados sobre os efeitos ambientais de empreendimentos lineares à biodiversidade”, conta Bager.

Além do workshop, o CBEE/UFLA contou com um estande no evento, onde foram apresentadas ações nas áreas de pesquisa científica, capacitação, desenvolvimento de tecnologia e implementação de políticas públicas.