Biblioteca expõe livros da Academia Lavrense de Letras e coleção de discos

Dando continuidade à série de exposições “Pequenas coleções, grandes paixões”, a Biblioteca Universitária abriu ontem (11) a exposição “Discos & Nostalgias”, com a coleção de discos do servidor Sebastião Gonçalves Filho. Além dos LPs, de vários estilos musicais, estão expostos gramofones pertencentes ao Museu Bi Moreira. A exposição pode ser vista na Biblioteca até o dia 12 de abril.

Mas essa não é a única exposição da Biblioteca: em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março), uma estante com publicações da Academia Lavrense de Letras está à mostra no local. A Academia foi fundada em 1969 e conta, hoje, com 16 membros.
O objetivo da série “Pequenas coleções, grandes paixões” é expor itens colecionáveis de professores e técnicos administrativos da UFLA, pensando nas coleções como um retrato cultural.

Os discos, especificamente, demonstram o fascínio e o tratamento especial que os ouvintes dispensavam: escutar música era um momento prazeroso tanto pela audição quanto pelo manuseio dos LPs. Na contramão da digitalização dos produtos culturais, é crescente o número de admiradores das “bolachas”, como também são chamados os discos.

A exposição “Discos & Nostalgias” é a segunda da série, que começou em 2012 com a mostra “Nas nuvens e ao meu lado”, coleção de anjos da servidora Vânia Natal de Oliveira. Os servidores que se interessarem por expor seus itens podem entrar em contato com Regina Flexa, no ramal 5224.