Professora da UFLA participa de debate sobre diversidade em conferência nos Estados Unidos

Professora Tânia Romero com professores da Colômbia e Estados Unidos, além do diretor-executivo da NAAAS & Affiliates, Lemuel Berry

A professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA) Tânia Regina Romero participou da 21ª Conferência Anual da NAAAS & Affiliates, de 11 a 16 de fevereiro de 2013, na cidade de Baton Rouge, Louisianna (EUA). Em reconhecimento às pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, a professora participou como convidada especial de duas mesas-redondas, tendo como tópicos: “Diversidade e seus Desafios” e “Globalização e Identidade”.

De acordo com a professora Tânia Romero, que também coordena o Núcleo de Cultura Internacional, além de participar dos debates, o objetivo da viagem foi aproximar a UFLA de grupos internacionais, facilitando o intercâmbio com as outras Universidades. Na oportunidade, a professora discutiu projetos conjuntos com professores da Universidad El Bosque (Colômbia) e Fresno Pacific University (California, EUA).

A NAAAS & Affiliates é uma organização que reúne a Associação Nacional de Estudos Afro-americanos, Associação Nacional de Estudos Hispânicos e Latinos, Associação Nacional de Estudos Nativo-Americanos e Associação Internacional de Estudos Asiáticos. Fundada em 1992, na Virginia State University (EUA), a associação é a responsável pela organização de periódicos, eventos e oportunidades para estudantes e professores, relacionados à pesquisa e expressão afro-americana, latina e asiática. A NAAAS funciona também como acervo e fórum de discussão sobre essas culturas, que representam os principais grupos minoritários no território norte-americano.

No final de 2012, o professor Lemuel Berry, diretor-executivo da NAAAS & Affiliates,  visitou a UFLA e proferiu palestra sobre a diversidade no mundo globalizado.