Professora da UFLA é única brasileira na Iniciativa Global sobre Biodiversidade do Solo

Grupo seleto de pesquisadores para avaliar biodiversidade do solo no mundo

Um grupo seleto de 20 cientistas de diversos países se reuniu de 26 a 28 de fevereiro, na Universidade do Colorado (EUA), para um workshop internacional sobre os rumos da Global Soil Biodiversit Assessment (GSBA), iniciativa global que investiga a biodiversidade do solo e tem entre os membros do Comitê Diretor a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Fátima Maria de Souza Moreira, única brasileira no grupo.

O convite para a participação da professora Fátima no Comitê da GSBA foi feito no final de 2012, pela presidente, professora Diana Wall (School of Global Environmental Sustainability – Colorado State University), tendo como justificativa a experiência e o conhecimento da pesquisadora brasileira em áreas que permitem uma visão geral de “valor inestimável” sobre a biodiversidade do solo, fornecendo elementos críticos necessários para decisões científicas e orientação para políticas públicas.

A GSBA tem como objetivo desenvolver e sintetizar informações dispersas e pesquisa atual, ligando biodiversidade do solo aos serviços dos ecossistemas, traduzindo os resultados para difusão entre a comunidade científica, a sociedade e a elaboração de políticas públicas.

O workshop internacional foi direcionado para convidados da Comissão de Coordenação GSBA e do Comitê Científico Consultivo da Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI), além de gestores políticos. O encontro integrou todas as disciplinas voltadas ao planejamento das pesquisas, com foco específico em temas prioritários para o desenvolvimento sustentável (desertificação, segurança alimentar, biodiversidade e alterações climáticas).

O evento contou com a realização de oficinas para definição de áreas temáticas centrais, incluindo a criação de grupos de trabalho para a construção de um Atlas Global de Biodiversidade do Solo. A professora Fátima Moreira participa ativamente desses grupos como uma das organizadoras dos projetos.

O GSBA é uma das ações do Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI), iniciativa  voltada à promoção e tradução de conhecimento científico sobre a biodiversidade do solo para apoiar a definição da  política ambiental e gestão sustentável das terras, visando à proteção e valorização dos ecossistemas.

Veja o site do evento: http://www.globalsoilbiodiversity.org/?q=GSBA-Workshop