Apresentação sobre ajuda humanitária na República Democrática do Congo será nesta quarta-feira (27)

15.02 new chance foudationSolidariedade sem fronteiras. Essa é a ideia principal que norteia um novo projeto de extensão que está sendo construído de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a organização não governamental norueguesa New Chance Foundation, visando a apoiar crianças órfãs na República Democrática do Congo – África.

Os princípios e objetivos desse projeto serão apresentados no dia 27 de fevereiro, às 17h45, no anfiteatro Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), com a participação de todos os interessados em utilizar a ciência e a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, por meio de ações técnicas e científicas de promoção social, com respeito cultural e ao meio ambiente.

Ajuda humanitária – A parceria solidária teve início quando o advogado Mark Pereira foi passar uma temporada no Congo, como professor de Português no âmbito do projeto Vozes da África, que tem a coordenação da UFLA. Depois de conhecer a realidade de crianças com alto grau de carência e vulnerabilidade social, o profissional lavrense se tornou colaborador da New Chance Foundation no Brasil, iniciando uma campanha que ganhou o apoio do coordenador do Projeto Vozes da África, professor Gilmar Tavares, além de outros professores e estudantes do (DEG/UFLA), em especial do Núcleo de Estudos em Agricultura, Permacultura e Extensão Inovadora (Neape).

Nova sede do Centro de Acolhimento da New Chance

No primeiro momento, a parceria terá como objetivo angariar recursos para finalizar a construção de um novo Centro de Acolhimento da New Chance, com capacidade para 200 crianças. Mas o projeto pretende ir além de recursos financeiros, por meio de ações de capacitação e transferência de tecnologias que contribuam para aumentar a qualidade de vida na região vitimada pela guerra e pelo vulcão Nyiragongo.

A Fundação New Chance é uma organização humanitária com sede na cidade de Sandnes – Noruega, criada em 2010 para coordenar um centro de acolhimento na cidade de Goma, para crianças vítimas da guerra, com o vírus HIV, sexualmente violentadas, órfãs e em outras condições de vulnerabilidade social. A Fundação objetiva proporcionar às crianças acolhimento familiar e condições dignas de vida, bem como colaborar com a formação educacional e treinamento em programas de formação profissional.

Ajuda comunitária com respeito à saúde, educação e à cultura regional

A República Democrática do Congo é o terceiro maior país do continente africano, com população estimada em 66 milhões habitantes e, em 2011, ocupou o último lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Internal Displacement Monitoring Centre (IDMC) e o Norwegian Refugee Council (NRC) lançaram o alarme para as crianças desalojadas, que correm risco de estupros, abusos e recrutamentos forçados, colocando o país como um dos três lugares mais perigosos do mundo para nascer.

Contatos do Evento: (35) 9979-1120E-mail: gttavares@deg.ufla.br