Câmpus da UFLA ganha ambulatório para atendimentos básicos de urgência

31.01 ambulatório 2Ciente de que a saúde dos estudantes e servidores é um dos pilares para uma comunidade acadêmica em constante evolução, começou a funcionar nesta semana o atendimento no Ambulatório do Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O serviço está vinculado à Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), sendo resultado do esforço da Direção Executiva para sua concretização.

Localizado no andar inferior do Pavilhão 4 (conhecida como nave 1), o ambulatório contará com o atendimento de uma enfermeira e o apoio dos médicos lotados na unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass (Coordenadoria de Saúde Ocupacional – da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – PRGDP).

Enfermeira Flávia Bruzi orienta comunidade acadêmica em atendimentos de urgência

O reitor, professor José Roberto Scolforo, comemora o início do atendimento no ambulatório como mais um sonho conquistado, ampliando os serviços que visam a garantir mais tranquilidade e qualidade de vida a toda comunidade acadêmica. Sentimento compartilhado pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir de Oliveira, que destaca o novo serviço como uma demonstração da atenção à saúde dos estudantes e servidores, por meio de um atendimento de emergência mais próximo da comunidade.

A coordenadora de saúde, Luciana Castro Groenner, ressalta que o atendimento básico será disponibilizado como serviço complementar ao atendimento médico eletivo (consultas agendadas), que continuará a ser disponibilizado no câmpus histórico (Centro Médico – Praec).

A enfermeira Flávia Alvarenga Bruzi explica os tipos de atendimentos que serão realizados no ambulatório, como ferimentos, quedas de pressão ou glicose, cólicas, mal-estar, entre outros. Depois do atendimento básico, será avaliada a necessidade de encaminhamentos para o serviço de saúde específico para cada público de referência.

Saúde como prioridade

A comunidade acadêmica da UFLA tem à disposição um centro de saúde que conta com três médicos (dois clínicos-geral e um ginecologista), dois médicos do trabalho (Siass), duas odontólogas, duas psicólogas e uma nutricionista. Além disso, com a indicação de receituário médico, também são disponibilizados alguns medicamentos gratuitos. Em breve, o serviço laboratorial de análises clínicas será substituído por um posto de coleta de um laboratório particular, para que possam ser oferecidos mais serviços.

No câmpus histórico, o agendamento de consultas pode ser realizado pessoalmente ou pelo telefone 3829-1110, das 7 às 12h e das 14 às 17h. As consultas médicas são realizadas das 8 às 12h e das 13h às 18h, dependendo do profissional. Devido à grande demanda, o agendamento das consultas ginecológicas são realizadas às quartas-feiras e as odontológicas todas as sextas-feiras, pessoalmente, a partir das 14 horas. Todo atendimento oferecido pela Coordenadoria de Saúde é gratuito.

Equipe médica que atende no centro de saúde da Praec
Equipe do setor de odontologia em atendimento na UFLA

Profissionais do Laboratório de Análises Clínicas, em atendimento no câmpus histórico da UFLA

Informações:  35 3829-1110 ou pelo site www.praec.ufla.br