Reitor da UFLA articula reunião com deputado Reginaldo Lopes, Marcos Cherem e secretários

21.01 deputado + prefeito + scolforoPor meio da articulação do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, no sábado (19), reunião realizada no câmpus da UFLA contou com a participação do deputado federal Reginaldo Lopes; do prefeito de Lavras, Marcos Cherem; do vereador eleito professor José Márcio Rocha Faria, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor Nilson Salvador, além de secretários de governo.

O objetivo foi o de promover a aproximação da academia, com o representante do poder público federal e lideranças municipais, visando ao desenvolvimento de Lavras e região. Na segunda pauta da reunião, o reitor e a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, apresentaram amplo projeto que vai proporcionar diversas atividades culturais no câmpus universitário e na cidade, incluindo a inserção da Semana de Ciência, Cultura e Arte no calendário cultural do Estado.

Projeto Cultural

Para 2013, a UFLA preparou um projeto cultural que promete atrair a atenção não apenas da comunidade acadêmica, mas de toda a região. A ideia é tentar aliar ciência e arte em diferentes eventos, incluindo a realização do Congresso Nacional de Biodiversidade, que está programado para a semana de aniversário da Universidade. O evento deverá reunir palestrantes de renome nacional e internacional, com programação cultural paralela que terá apresentações de orquestras, teatros e shows. O projeto está em análise para aprovação de recursos do Ministério da Cultura e conta com o apoio do deputado Reginaldo Lopes para atrair o apoio de grandes empresas.

Articulação

21.01 reunião deputado e prefeitoAs lideranças presentes na reunião destacaram a importância de aproximar a Universidade da Prefeitura de Lavras e também da Câmara dos Deputados, com o objetivo de consolidar Lavras como uma cidade educadora, polo de tecnologias e formação de mão de obra especializada. Essa articulação tem sido enfatizada pelo prefeito Marcos Cherem como essencial para o desenvolvimento do município.

Em sua apresentação, o reitor destacou o deputado Reginaldo Lopes como importante interlocutor das causas da universidade, tendo contribuído para grandes projetos de expansão e qualificação da Instituição. “A aproximação com o poder público municipal deverá alavancar recursos também para a cidade de Lavras, como interlocutor da Prefeitura em diferentes ministérios e na orientação para adesão em programas federais”, reforçou o reitor.

O deputado, que preside a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio, também ressaltou a importância dessa aproximação e destacou alguns programas que poderão impactar de forma relevante o desenvolvimento do município. Entre eles, sinalizou para a implementação da escola de tempo integral, construção de novas creches e para a inserção de Lavras na próxima expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Precisamos consolidar Lavras como uma cidade educadora, da educação básica à pós-graduação”, destacou o deputado.

Além da educação, o deputado apresentou ao prefeito Marcos Cherem e seus secretários outros importantes programas em que Lavras poderá ser contemplada. Na área da saúde, reforçou a consolidação da rede de urgência e emergência e a instalação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Outras obras de infraestrutura, incluindo o projeto em parceria com a UFLA para evitar enchentes na Zona Norte, reforma e ampliação do aeroporto e construção de casas populares, além de ações complementares de assistência social, também foram discutidas.

Assista à matéria da TV Universitária – Reportagem Lídia Bueno- imagens Rodolfo Higino

[vsw id=”R42wmgOpQGc” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]