Programa Capes/Fundação Agrópolis recebe propostas de cooperação com temáticas de interesse para a UFLA

17.01 capes agrópolisO Programa CAPES/Fundação Agrópolis, resultado de um esforço conjunto que objetiva contribuir para a difusão de conhecimentos e a capacitação científica entre Brasil e França, está com Edital aberto para seleção de projetos conjuntos de pesquisa nas áreas temáticas agrícolas e de desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro, na página do Programa, localizada no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) http://www.capes.gov.br.

A iniciativa prevê o apoio a projetos conjuntos de pesquisa focados em questões relacionadas a temáticas agrícolas e de desenvolvimento sustentável, os quais poderão ainda contar com o envolvimento de grupos de pesquisa de países africanos.

A iniciativa firmada em parceria com a CAPES prevê o apoio a projetos conjuntos de pesquisa, que envolvem a potencial participação de grupos africanos parceiros, e à organização ou participação em seminários, workshops e outras atividades binacionais, visando a interação transnacional dos pesquisadores.

Serão selecionados projetos nas seguintes temáticas: genética e genômica, melhoramento de plantas, ecofisiologia; doenças e pragas, proteção das culturas integradas, ecologia populacional; inovação agroambiental, agroecossistemas, gestão de recursos; inovações agroalimentares, cultivo de produtos alimentares e não alimentares; processos de inovação e gestão social das inovações; e similares.

A proposta deve ser elaborada de forma conjunta pelos pesquisadores brasileiros e franceses, e submetida em formato similar em ambos os países, cada proposta seguindo as diretrizes estabelecidas pela sua respectiva agência. Os projetos conjuntos de pesquisa serão aprovados para o período de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Benefícios:

PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA

  • Missões de trabalho: diárias internacionais, seguro saúde e passagens aéreas internacionais para docentes brasileiros;
  • Missões de estudo: bolsas, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas internacionais ou auxílio deslocamento para discentes brasileiros;
  • Recursos de material de consumo para custeio das atividades correntes.

SEMINÁRIOS, WORSHOPS E OUTRAS ATIVIDADES BINACIONAIS

  • Realização ou participação em seminários, workshops e outras atividades binacionais, objetivando iniciar a cooperação em temas prioritários de pesquisa.
  • Inclui o incentivo a eventos realizados tanto no Brasil, quanto na França.

Acesse o Edital