Cooperação prevê auxílio para estadias na Alemanha a doutorandos brasileiros

18.01 daadO Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla inglesa), em cooperação com a Capes, o CNPq, Fapemig e Fapesp, mantém um programa de auxílio para viabilizar a estadia de estudantes brasileiros de doutorado que desejam realizar intercâmbios de pesquisa de curta duração na Alemanha. As inscrições têm fluxo contínuo e deve ser solicitada com uma antecedência mínima de quatro meses.

A pesquisa pode ser realizada em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da vigência da bolsa no Brasil.

A permanência poderá ser de dois a seis meses, com ajuda de custo de 1.525,00 euros depositado na Alemanha com a primeira mensalidade do auxílio, seguro-saúde e auxílio mensal de 350,00 euros.

Para solicitar o auxílio o estudante deve ter bolsa de doutorado em modalidade que permita o afastamento para estudos no exterior, estar regularmente matriculado em uma universidade brasileira, ter recomendação do orientador brasileiro e aceitação do orientador alemão e da instituição alemã, mencionando o período da estadia. O estudante deve ainda ter conhecimento de alemão ou inglês.

Organização global

Com sede em Bonn, na Alemanha, o DAAD é a maior organização promotora de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, sendo parceiro no Brasil do programa Ciência sem Fronteiras. Fundado em 1925 e reaberto em 1950, já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas de estudos, tanto para alemães quanto para estrangeiros, tendo como objetivos o fomento da internacionalização das instituições de ensino superior alemãs; o fortalecimento da língua alemã no exterior; o apoio ao desenvolvimento de instituições eficientes; e o assessoramento aos responsáveis por políticas culturais, educativas e de desenvolvimento. No mundo, são 14 escritórios regionais e 51 centros de informação.

Conheça mais: www.daad.de

Escritório Rio de Janeiro www.daad.org.br