Equipe da UFLA embarca para operação do Projeto Rondon

A equipe da UFLA que teve seu projeto aprovado no Projeto Rondon já está preparada para participar da Operação São Francisco, na cidade de Santo Amaro das Brotas (SE) e imediações. O grupo partirá de Lavras no dia 21, passará por Belo Horizonte, Aracaju (onde se hospedará e receberá diretrizes em um batalhão do Exército) e chegará a Santo Amaro no dia 23. A operação irá até 4 de fevereiro e, neste período, os acadêmicos também deverão passar por três povoados próximos.

As professoras Bruna Anair de Souto Dias (DCF) e Elaine das Graças Frade (DED) coordenam a equipe, formada por oito estudantes de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Agronomia. Eles desenvolverão oficinas sobre horta vertical, reciclagem, compostagem, aproveitamento de alimentos, noções de combate a incêncio, tratamento de água, práticas de poda e beneficiamento de coco. Além disso, o grupo pretende encerrar a operação promovendo uma gincana e feira de trocas na cidade e produzir um vídeo sobre as ações, a fim de estimular outros estudantes da UFLA a participarem do Projeto Rondon.

Um dos integrantes do grupo, o estudante de Administração Elcio Bueno Filho, destacou o aprendizado durante o projeto, já que, antes de ministrarem as oficinas, vão dialogar com os habitantes para conhecer seu dia a dia e suas necessidades. “O aprendizado que o projeto proporciona vem da atuação direta em uma comunidade, do conhecimento de outras realidades brasileiras, da atuação cidadã, do trabalho em equipe e da transformação, ainda que pequena, de uma realidade social”, ressaltou o estudante.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu-MEC). Envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximá-los da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) apoia o Projeto Rondon.