Ex-aluno compartilha experiências de sucesso no exterior com graduandos da UFLA

Cibele Aguiar

Na quarta-feira (19), estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram a oportunidade de participar de uma aula diferente, ministrada pelo ex-aluno Philipe Aldahir, atualmente doutorando da Universidade de Auburn, Alabama (USA). Na apresentação, a experiência técnica que tem acumulado sobre manutenção de gramados esportivos e campos de golfe, além do aprendizado que o estudo em instituições de referência no exterior pode oferecer.

Philipe Aldahir é da turma de Agronomia da UFLA 2004/2010 e foi durante a graduação que o estudante pôde realizar o sonho de conhecer e de se especializar na manutenção de campos esportivos profissionais, acalentado desde criança. Durante a graduação, em 2009, foi selecionado para o Internacional Turfgrass Training Program, da Ohio State University, que reúne os 100 melhores candidatos dos cinco continentes.

Philipe Aldahir recebe certificação em manejo de campos de golfe com bolsa de empresa multinacional

Nesse período, participou de treinamentos no Colorado e na Carolina do Sul, em especial, na manutenção de campos de golfe e como técnico de pulverização; função que garantiu ao jovem estudante participar da organização de importantes torneios profissionais de golfe, muitos deles com a presença de Tiger Woods, considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos.

Determinado a conquistar uma formação diferenciada, aproveitou todas as oportunidades que lhe foram dadas. Com bolsa de uma empresa multinacional, conquistou uma importante certificação em manejo de campos de golfe. Também cursou disciplinas ofertadas pela Universidade de Ohio, de forma presencial e a distância, e acumulou experiências que mudariam seu futuro profissional.

Em 2010, voltou ao Brasil para a graduação na UFLA e logo foi chamado para trabalhar em uma empresa de empreendimentos esportivos, incluindo a atuação na Toca da Raposa, o Centro de Treinamento do Cruzeiro.

Mas o foco continuava na meta de completar a formação profissional nos Estados Unidos. Depois de apenas seis meses, candidatou-se e foi selecionado para cursar a pós-graduação (PHD), nível doutorado, na Universidade de Auburn, onde desenvolve pesquisas sobre a qualidade e jogabilidade de campos esportivos.

Além do ensino e pesquisa, em Auburn, Philipe tem a oportunidade de fazer parte da equipe do Departamento Atlético, que gerencia 10 estádios esportivos no câmpus universitário, contabilizado ainda como atividade profissional em seu currículo. Também participa de projetos internacionais, inclusive no Brasil, com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Botucatu), na qual ministrou palestra em evento realizado em maio deste ano.

Com referência às conquistas profissionais que acumula, Philipe Aldahir credita à UFLA o excelente treinamento recebido na graduação, com destaque para a diversidade de ensinamentos que o tornaram um profissional mais completo.

Aos estudantes da UFLA, deixou a mensagem para terem persistência na realização de seus sonhos, reforçando a necessária proficiência em outras línguas (com referência ao país de destino), a dedicação ao estudo que garanta alto rendimento acadêmico e a importância de se adequar ao sistema estrangeiro, em especial no que tange à documentação e ao calendário escolar.

Philipe parece ter se adequado bem aos costumes americanos, tendo recebido potenciais ofertas para o futuro. Nas horas vagas, joga golfe e futebol-americano e tenta ensinar aos colegas os dribles de um bom brasileiro.