Abertas inscrições para Simpósio e Congresso de Forragicultura e Pastagens

O IX Simpósio e V Congresso de Forragicultura e Pastagens será realizado na UFLA de 6 a 8 de junho de 2013. A data não está exatamente próxima, mas as inscrições para trabalhos e participação já foram abertas. Há três formas distintas de inscrição, com valores variados e descontos, dependendo da data de registro: graduando, pós-graduando e profissional. Já os resumos poderão ser submetidos até o dia 3/2/2013 – os dez melhores serão premiados durante o evento.

Mais informações no site do Núcleo de Estudos em Forragicultura (Nefor), que organiza o evento, ou pelo e-mail nefor@ufla.br.

 

Veja a programação:

6/6/2013

8 horas – inscrições e entrega de material

9 horas – Palestra de abertura: O fomento à pesquisa em Forragicultura e Pastagens pelo CNPq – Roberto Carmargos Antunes (coordenador do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio do CNPq)

 

Seção 1 – Uso de Leguminosas Forrageiras em Consórcio

10h40 – Leguminosas forrageiras em pastos consorciados: experiências do passado que podem fomentar o futuro – Cacilda Borges do Valle (Embrapa Gado de Corte)

11h40 – Almoço

14 horas – Suprimento de nitrogênio em pasto: uso de leguminosas versus fertilização – professor Francisco Antonio Monteiro (Esalq)

15 horas – Coffee-break

15h30 – O papel da leguminosa na ciclagem de nitrogênio em pastos consorciados – professor João Vendramini (University of Florida)

 

7/6/2013

Seção 2 – Manejo de Pastos Solteiros e Consorciados

8 horas – Desafios e perspectivas de manejo do pastejo em pastos consorciados – professora Sila Carneiro da Silva (Esalq)

9 horas – Coffee-break

9h30 – Desafios relacionados ao ajuste na taxa de lotação no manejo de pastagens – professor Magno José D. Cândido (UFC)

Seção 3 – Conservação de Forragens

10h30 – Identificação e caracterização de micro-organismos em silagens de milho e cana-de-açúcar – professora Rosane F. Schwan (UFLA)

11h30 – Almoço

15 horas – Apresentação e premiação de pôsteres

16 horas – Fatores determinantes da produtividade e do valor nutricional de híbridos de milho para produção de silagem – professor Renzo G. Von Pinho (UFLA)

17 horas – Cerimônia de encerramento: resumo do evento e perspectivas futuras – professor Odilon Gomes Pereira (UFV)

 

8/6/2013

8 horas – Dia de campo nas áreas experimentais do Departamento de Zootecnia da UFLA

12 horas – Confraternização por adesão