Projeto Babel – Erasmus Mundi recebe candidatura para mestrado, doutorado e pós-doutorado na Europa

Cibele Aguiar

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm mais uma oportunidade para intercâmbio em instituições europeias por meio do projeto Babel, do Programa Erasmus Mundi. Existem oportunides para bolsas de mestrado (mobilidade), doutorado (mobilidade e pleno) e de pós-doutorado.

O prazo para submissão de candidaturas é o dia 31 de dezembro de 2012.

O projeto Babel é um consórcio de 20 instituições de Ensino Superior parceiras e 27 instituições associadas na Europa e na América Latina. É coordenado pela Universidade do Porto e, no Brasil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As universidades de destino na Europa são: Ghent University (Bélgica), Université Montpellier (França), Politecnico di Torino (Itália), Rijksuniversiteit Gröningen (Holanda), Adam Mickiewicz University (Polônia), Universidade do Porto (Portugal), Universidad de Valladolid (Espanha), Universidad Politècnica de Valencia (Espanha), Lund University (Suécia).

O formulário de candidatura e outras informações sobre o projeto estão disponíveis no website (http://babel.up.pt/) e no Facebook (www.facebook.com/emundusbabel).

O projeto Babel oferece apoio financeiro para os estudantes e pesquisadores que realizam a mobilidade em uma das instituições europeias parceiras do consórcio:

– Bolsa mensal (entre 1000€ e 2500€ conforme o tipo de mobilidade)

– Passagem aérea de ida e volta

– Seguro completo durante o período de mobilidade

– Taxas de matrícula na instituição de acolhimento (se aplicável)