Reitor da UFLA participa do encerramento do IX Concurso Estadual de Qualidade do Café na Cidade Administrativa

Cibele Aguiar
Secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo e o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão – Foto: Antonio Sergio Souza

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta terça-feira (11), no Auditório JK da Cidade Administrativa, durante encerramento do 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, decreto que regulamenta a Lei nº 20.313, de 27 de julho de 2012, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé). O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, estava na cerimônia, reforçando a parceria desde o lançamento da primeira edição do Concurso, realizado na Universidade em parceria com a Emater – MG.

A regulamentação do Fundo vai disponibilizar, até o fim de 2014, cerca de R$ 100 milhões de recursos do Tesouro Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café. O Fecafé será administrado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e contará com recursos reembolsáveis, para projetos individuais, e não reembolsáveis, para projetos de interesse coletivo.

Entre os projetos já apontados como prioritários, o financiamento de ações de marketing para divulgação do produto mineiro no mercado interno e no exterior e a elaboração do Inventário Qualitativo e Quantitativo do Café, que será coordenado pela UFLA.

Também presente à cerimônia, o gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, que tem desempenhado a articulação entre governo, universidades e empresas, no sentido de incentivar projetos inovadores para o café do Estado de Minas. O Polo de Excelência do Café é sediado na UFLA, assim como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT- Café), coordenado pelo professor Mário Lúcio Vilela de Resende.

Importância do café é destacado pelo governador Antônio Anastasia

O concurso

Durante a cerimônia, o governador fez a entrega de troféu, certificado e medalha aos vencedores do 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A competição é uma das ações do Governo de Minas que contribuem para consolidar a cafeicultura familiar, dar visibilidade aos cafés de qualidade do Estado, capacitar provadores e fortalecer a assistência técnica aos produtores.

Neste ano, o concurso recebeu 1.428 amostras em duas categorias, “café natural” e “café cereja descascado ou desmucilado”, com origem nas quatro regiões cafeeiras do Estado: Sul, Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas. Ao todo, 100 amostras foram classificadas para a final do concurso, tendo sido escolhidos os três melhores cafés de cada categoria.

O concurso é realizado pela Emater – MG e Seapa, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Sindicato da Indústria de Café de Minas Gerais (Sindicafé-MG), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado.