Participantes do Programa BIC Júnior recebem certificados – Veja galeria de fotos

Cibele Aguiar

Uma mensagem de otimismo. Depois de três anos de convivência no Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 56 jovens bolsistas receberam o certificado de conclusão de uma importante etapa de suas vidas, marcada pela oportunidade de conhecer a universidade, ampliar conhecimentos e fortalecer a autoestima para continuarem no caminho da educação.

Essa foi a mensagem deixada na cerimônia realizada nessa terça-feira (11), no anfiteatro da Biblioteca Universitária (BU), com a presença da reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, da coordenadora do Programa Bic Júnior na UFLA, professora Carolina Faria Alvarenga e do coordenador dos programas de Iniciação Científica (Pró-Reitoria de Pesquisa), professor João José Marques.

Ao longo do tempo, o Programa se expandiu e atualmente o BIC Júnior oferece capacitação em iniciação científica a 150 estudantes do Ensino Médio, de sete escolas públicas de Lavras: Escola Estadual Firmino Costa, Cristiano de Souza, Azarias Ribeiro, Cinira Carvalho, Dora Matarazzo, João Batista Hermeto e Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

A professora Édila, uma entusiasta do Programa, destacou a posição de destaque da UFLA no cenário estadual e nacional, convidando os estudantes a não desistirem do sonho de conquistar uma vaga na universidade, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pela Instituição, incluindo o curso pré-universitário, a Lei de Cotas e, já na universidade, participarem de experiências internacionais promovidas pelo Programa Ciências sem Fronteiras.

“Não desistam, não percam o foco de entrar para a Universidade! Lembrem-se do potencial que já demonstraram e que as escolhas de hoje farão diferença no futuro profissional de cada um”, enfatizou em seu discurso.

A importância de participar do Programa foi ressaltada pela estudante Lethícia Barbosa de Paula, que destacou o reconhecimento de toda a turma Bic Júnior pela oportunidade de participarem de uma experiência tão valiosa, marcada pelo desenvolvimento acadêmico, mas, principalmente, pelas amizades conquistadas no período. Opinião compartilhada pelo estudante Reynaldo de Azevedo Gosmão, que reforçou a oportunidade de conhecer outros estudantes e professores da Universidade e de participar de vários eventos e congressos.

A coordenadora do Programa também deixou uma mensagem de otimismo aos jovens participantes. Ela lembrou a superação de diferentes obstáculos que resultaram em um aprendizado que vai além do conhecimento acadêmico e completou: “Quando vocês começaram, a ideia de entrar em uma universidade pública era algo muito distante, mas hoje, a UFLA espera recebê-los como estudantes de graduação”, completando com uma pergunta para os jovens refletirem. “E agora, o que querem para o futuro?”, finalizou.

veja galeria de fotos – clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.