Participantes do Programa BIC Júnior recebem certificados na próxima terça-feira (11)

Cibele Aguiar

O Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA) permite um salto na formação dos estudantes do Ensino Médio, estimula o envolvimento de escolas e professores/orientadores, além de encher de orgulho os familiares dos jovens participantes. Depois de três anos de convivência em projetos de Iniciação Científica na Universidade, na próxima terça-feira (11), 56 jovens bolsistas receberão o certificado de conclusão no Programa.

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) convida a todos para a cerimônia, que será realizada no Anfiteatro da Biblioteca, às 15h.

Atualmente, a UFLA conta com 150 bolsas, distribuídas entre os diversos departamentos. O Programa é coordenado pela profa. Carolina Faria Alvarenga, do Departamento de Educação (DED), e tem como vice-coordenadora a professora Patrícia Almeida Vasconcelos, do Departamento de Ciências Humanas (DCH).

O objetivo geral do Programa é possibilitar que estudantes do Ensino Médio desenvolvam a vocação científica, ampliando sua formação em ambientes de pesquisa. O Programa articula as dimensões pessoais, acadêmicas e profissionais e tem também como preocupação a formação para a cidadania.

Trata-se de uma oportunidade para jovens de Lavras interagirem no ambiente universitário com estudantes da graduação e pós-graduação, servindo como incentivo para uma formação não apenas técnica, mas também para o amadurecimento pessoal, ajudando-os na escolha profissional.