Fórum discutirá a gestão de resíduos sólidos nesta sexta-feira


A Incubadora Tecnológica Cooperativas Populares (Incubacoop-UFLA) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar) promovem o III Fórum Sul-Mineiro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com o tema “do coletar ao reciclar”. O fórum será no dia 7 de dezembro, no Anfiteatro do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf).

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 5 de dezembro no endereço: www.incubacoop.ufla.br/inscricao.html. O encontro é voltado para estudantes, professores e técnicos administrativos das universidades lavrenses, profissionais da área de reciclagem de Lavras e região e professores da rede pública municipal de ensino da cidade.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída no Brasil pela Lei nº 12.305/2010, determina as diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, além de estabelecer as responsabilidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade com relação à geração e destino dos resíduos. Considerando essas diretrizes, o fórum vai debater e trocar experiências em tratamento e disposição dos resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem, no intuito de propor uma gestão integrada de resíduos sólidos da microrregião de Lavras.

Programação

8 horas – Palestra de abertura – Aula Inaugural do Mestrado Profissional de Tecnologias e Inovações Ambientais -Os processos de reciclagem no Brasil  e no mundo: uma análise prospectiva.

10 horas – A gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais: Do Coletar ao Reciclar

11 horas – Experiências das Associações e Cooperativas – Asmare e Acamar

14 horas – Filmatro – Caos e equilíbrio: a saga humana na Terra – A história da humanidade em 30 min. Coordenador: professor Elias Rodrigues de Oliveira (UFLA)

14h30 – Mesa-redonda – A gestão pública municipal de resíduos sólidos urbanos: Experiências Exitosas.

16h30 – Mesa-Redonda – Gestão Pública Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos. Apresentação dos planos de gestão para resíduos sólidos dos municípios da microrregião de Lavras-MG, pelos Prefeitos eleitos de Lavras, Nepomuceno e Carrancas.

18h30 – Encerramento

Mais informações: (35) 3829-1458