Professores da UFLA participam de encontro técnico do Programa de Proteção Florestal

Cibele Aguiar

Nos dias 28 e 29 de novembro, os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Wellington Pereira Carvalho, do Departamento de Engenharia (DEG), e a professora Maria Alves Ferreira, do Departamento de Fitopatologia (DFP), ministraram palestras na 20ª Reunião Técnica do Programa de Proteção Florestal (Protef), do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), realizada em Três Lagoas, Mato Grosso (MS).

Na programação, foram apresentados os desafios das novas tecnologias na proteção florestal, reunindo pesquisadores e técnicos das principais empresas reflorestadoras do País. A professora Maria Ferreira abordou a importância da variabilidade genética de patógenos para a eucaliptocultura e o professor Wellington discorreu sobre o uso da aplicação aérea em áreas de reflorestamento. Eles destacaram a oportunidade de participar do intercâmbio técnico, importante para o aprimoramento profissional e para a formação de novas parcerias institucionais.

Professora Maria Ferreira apresenta variabilidade genética de patógenos para a eucaliptocultura

Durante o evento, os participantes acompanharam demonstrações de máquinas de controle fitossanitário e realizaram uma visita à fábrica Eldorado Brasil, empresa que está se instalando em Mato Grosso e deverá ser uma das maiores fábricas de processamento de celulose do Brasil.

O IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.