Grupo Urucum faz protesto na UFLA contra machismo e homofobia

Cibele Aguiar

Para reforçar a luta contra a homofobia, durante esta primeira semana de aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), diversas pessoas que se sentiram sensibilizadas com a morte de Lucas Fortuna realizam protesto contra o machismo e a homofobia. Os homens estão usando saia e, as mulheres, desenharam bigodes e barbas no rosto. Também foram espalhados cartazes pela Universidade. O protesto é organizado por membros do Grupo Urucum de Diversidade Sexual de Lavras.

Lucas Fortuna era membro de um dos coletivos de diversidade sexual mais antigos do Brasil, o Colcha de Retalhos, de Goiânia – GO, e compunha a Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social). Lutava e tentava construir uma sociedade livre de opressões. Uma de suas características marcantes era a tentativa de desconstruir gênero, vestindo saia em muitos lugares que frequentava. Lucas foi assassinado brutalmente, seu corpo foi encontrado em uma praia em Recife, onde seria árbitro de um campeonato de voleibol, somente de cueca e com sua identidade rasgada ao meio, caracterizando-se como crime de ódio.

De acordo com o Grupo Urucum, quem se sentir sensibilizado poderá se juntar à luta contra o machismo e a homofobia, participando do protesto e das ações do grupo.