UFLA participa de workshop sobre parques tecnológicos no MCTI

Cibele Aguiar

Nessa quarta e quinta-feira (21 e 22), o assessor para a Implantação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavras Tec, professor Luis David Solis Murgas, participou do workshop “Parques Tecnológicos: atualidades e tendências”, organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

O evento teve como objetivo discutir impactos, oportunidades e gargalos para implantação desses ambientes de inovação, bem como de incubadoras de empresas. Participaram gestores de parques tecnológicos, principalmente os que se encontram no estágio de implantação, que tiveram a oportunidade de trocar  experiências quanto à utilização e operacionalização de recursos públicos, além de apontar sugestões para definição de indicadores de desempenho para o aprimoramento das ações futuras do Plano Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos (PNI).

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Alvaro Prata, do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, e da presidente da Anprotec, Francilene Garcia.

Na oportunidade, o professor Murgas conversou com o secretário, sobre os incentivos para a implantação do LavrasTec. Para o assessor, o evento possibilitou a troca de experiências com gestores de parques já implantados e em fase de construção, possibilitando um conhecimento aprofundado para a elaboração de um planejamento estratégico e suporte institucional ao projeto da UFLA.

Entre os temas que foram discutidos em grupos de trabalho, estão aspectos relacionados à implantação de ambientes de inovação, política de desenvolvimento local, a integração com universidades e centros de pesquisa, segurança jurídica para investimentos privados e atração de empresas.