DMV realiza Seminário Nacional de Defesa Sanitária Animal – Prodesa

De hoje (20) até o dia 22, é realizado na UFLA o Seminário Nacional de Defesa Sanitária Animal. Nesse evento, encerram-se as atividades da primeira turma do Programa UFLA de Treinamento em Defesa Sanitária Animal (Prodesa), com uma palestra ou mesa-redonda a cada manhã e defesas de dissertações durante o restante do dia. A turma é formada por médicos veterinários de todo o Brasil vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante os dias, serão defendidas 51 dissertações.

O seminário foi aberto na manhã do dia 20, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG). O coordenador do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), professor Raimundo Vicente de Sousa, destacou a importância da parceria entre o Mapa, o CNPq e a UFLA, como geradora de grande visibilidade para a Universidade. Em seguida, a coordenadora do Prodesa, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, apresentou a programação do seminário e destacou a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos, mesmo com o desafio de fazer um curso de especialização com tempo determinado. O fiscal agropecuário do Mapa José Barros Cavalcante Neto apresentou, em seguida, a palestra “Defesa Sanitária Animal no Brasil”.

A pós-graduação em Defesa Sanitária Animal pretende especializar agentes públicos para identificação e diagnóstico de doenças e epidemias em animais de produção, contribuindo com a melhoria da pecuária brasileira.

O Prodesa é financiado pelo Edital 64 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Mapa, oferecido pelo Departamento de Medicina Veterinária e coordenado pela professora Christiane da Rocha. A segunda turma do programa encerrará suas atividades em um seminário a ser realizado nos dias 28 a 30 de novembro.