PAS: candidatos podem conferir os locais de aplicação das provas

A partir de hoje (19), os candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da UFLA podem consultar o seu local de prova. Para isso, devem acessar o site da Diretoria de Processos Seletivos da UFLA – Dips (www.dips.ufla.br), informar seu CPF e data de nascimento e gerar o comprovante de inscrição. Nesse comprovante, será indicado o local das provas; ele deve ser impresso e apresentado nos dias das provas juntamente com o documento de identidade.

As provas do PAS/UFLA serão aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro, em Lavras e outras cidades, das 8h30 ao meio-dia. O estudante deve chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência ao local da prova, munido do comprovante de inscrição e carteira de identidade, além dos materiais para responder às questões: caneta de tinta escura azul ou preta, lápis, lapiseira e borracha sem proteção. É vedado o uso de relógios e aparelhos sonoros de qualquer natureza, entre outros itens, conforme os editais das etapas.

Estudantes correspondentes à primeira e segunda etapa farão as provas; como terceira Etapa do PAS, serão consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) que forem oficialmente fornecidas à UFLA  pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Os candidatos do PAS concorrerão a até 40% (quarenta por cento) das vagas dos cursos oferecidos pela UFLA referentes ao 1º semestre letivo de que trata o seu Edital específico. Na inscrição à 3ª Etapa, fará a sua opção pelo curso no qual pretende ingressar. As vagas não preenchidas pelo PAS serão destinadas aos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC).

O PAS é um processo no  qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do Ensino Médio. Isso proporciona um processo de seleção menos tenso que os processos seletivos tradicionais.

Lei de Cotas

Por lei, as universidades federais deverão reservar 50% de suas vagas, em um prazo de até quatro anos, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Na UFLA, em 2013, serão destinadas 12,5% das vagas de cada curso e turno aos cotistas nos processos seletivos, pelo SiSU e pelo PAS. A reserva de vagas para cotistas será efetuada de forma progressiva.

O critério de seleção continuará sendo feito de acordo com o resultado dos estudantes no Enem; porém, serão destinadas, de forma progressiva, vagas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Não poderão concorrer às vagas estudantes que tenham cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares.

Das vagas reservadas para os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, haverá uma subdivisão para cotas com base em critérios étnicos, cuja proporção será determinada pela porcentagem de pretos, pardos e indígenas na população de Minas Gerais, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras informações com a Diretoria de Processos Seletivos (Dips), pelo telefone: (35) 3829-1133, site: www.dips.ufla.br e e-mail: atendimento@dips.ufla.br.