Estudantes da UFLA promovem Bazar de Troca em escola lavrense

Alunos da primeira série do ensino médio da Escola Estadual Cinira de Carvalho realizaram, em parceria com estudantes da UFLA, o “Bazar de Troca”, durante uma feira de ciências na escola, ocorrida no dia 10 de novembro. Durante a atividade, os participantes podiam trocar objetos que não tinham mais utilidade para eles, mas que estivessem em bom estado e poderiam interessar aos outros. Os objetos podiam ser trocados por outros, expostos no bazar.

Bolsas, roupas, sapatos, bijuterias, livros e revistas estavam entre os itens expostos. Primeiramente, professores e estudantes arrecadaram doações para iniciar e incentivar as trocas. Em seguida, foi criado um sistema de pontos em que cada objeto apresentava valor diferenciado, propiciando trocas de maneira proporcional. A divulgação ficou a cargo dos alunos da escola, que passaram por todas as turmas, explicando os objetivos e distribuindo os panfletos.

O evento buscou conscientizar o público sobre o consumo consciente, tendo sido realizado na UFLA com o nome de “Feira do lixo”. A organização resolveu levar a ideia para a escola, imaginando que a aceitação e a participação das pessoas seriam maiores e concluiu que tais aspectos foram alcançados.

Os estudantes da UFLA envolvidos são membros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Química (Pibid – Química) e membros da PQ Júnior – Projetos e Consultorias em Química.