Normatização de Núcleos de Estudos busca estimular envolvimento social e uniformidade de ações

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (7), a Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Codets/Proec) organizou uma reunião com chefes de departamentos, coordenadores de cursos de graduação e representantes dos 59 Núcleos de Estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para troca de experiências visando a uma maior integração e uniformidade de ações.

O objetivo é que os núcleos de estudos passem por uma normatização, sob a coordenação da Proec, para que as atividades sejam institucionalizadas. Além de ampliar a rede de ralações na universidade, com benefícios que envolvem o ensino, pesquisa e extensão, o estudante que participa de núcleos de estudos devidamente registrados tem a atividade reconhecida por certificado.

Para o coordenador da Codets, que engloba a atuação dos núcleos de estudos, empresas juniores e incubadoras tecnológicas, professor Wagner Pereira Reis, os núcleos de estudos devem ser incentivados a desenvolver projetos comunitários com ênfase no desenvolvimento e apoio social. Em sua avaliação, essa experiência contribui para a formação de um profissional pleno, que sabe aplicar de forma mais efetiva o conhecimento técnico para a solução de problemas da sociedade em seu entorno.

Pensamento compartilhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Nilson Salvador, que destacou o papel social das universidades, reforçando a importância de uma maior aproximação da universidade com a sociedade que a financia. Ele destacou ainda a necessária interação professor-aluno, para que o potencial dos núcleos de estudos seja ainda mais valorizado.

Modelo de atuação

Durante a reunião, a pós-graduanda e presidente do Núcleo de Estudos em Floricultura (Nepaflor), Karina Volpi Furtini Boldrin, apresentou a trajetória do grupo formado em 2002, que já acumula experiências na organização de simpósios, congressos, cursos, projetos de pesquisa e orientações ao público. Para a estudante, a participação no Núcleo permite uma vivência com a sociedade e amplia de forma efetiva as habilidades para a formação profissional. Com a coordenação da professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (DAG), o Nepaflor está organizando o 6º Simpósio Internacional de Paisagismo, que será realizado na UFLA em maio de 2013.