Professor espanhol Mateo Cabot ministra minicurso e conferência na UFLA

Cibele Aguiar

Nesta semana, o professor da Universitat de les Illes Balears (UIB – Espanha) Mateo Cabot estará na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para ministrar o minicurso intitulado “Modificações tecnológicas e novas realidades perceptivas” e a conferência “As imagens em movimento: análise formal e análise estética. O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária.

O minicurso está com inscrições encerradas, mas ainda há vagas para a conferência, que será realizada na quinta-feira (8), às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca Universitária. A conferência tem como público-alvo professores, estudantes de pós-graduação e licenciandos.

Mateo Cabot é doutor em Filosofia pela Universitat de les Illes Balears (Espanha), tendo como linha prioritária de pesquisa as correntes críticas do pensamento contemporâneo, em especial com referências a partir de Adorno. É editor da Revista Constelaciones e está no Brasil na condição de pesquisador visitante em alguns programas de Pós-Graduação, a convite do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, composto por pesquisadores de diversas instituições de ensino do País.

A iniciativa é do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação da UFLA (GEPTCE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação (MPE), com a organização de professores e estudantes da UFLA e apoio do Departamento de Educação (DED), Departamento de Ciências Humanas (DCH), Departamento de Educação Física (DEF), Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Museu de História Natural (MHN).

De acordo com a professora Luciana Azevedo Rodrigues, coordenadora do grupo na UFLA, esta é a primeira ação de extensão sobre a temática e a presença do professor Mateo Cabot amplia a interação entre os professores e estudantes, além de fortalecer as parcerias com outras instituições de referência.

O professor espanhol ressaltou o interesse dos pesquisadores brasileiros sobre a temática, com destaque para a riqueza da interação entre diferentes linhas de estudo. Mateo Cabot comentou sobre a necessidade de os educadores encontrarem uma forma de se adaptarem às tecnologias modernas, o que exige uma reflexão sobre a nova percepção do processo ensino-aprendizado, com especificidades para cada contexto.

Mostra de filmes

Excepcionalmente nesta quarta-feira (7), em virtude da realização do evento, a Mostra de Filmes Cinema com Vida será realizada no anfiteatro da Biblioteca Universitária, às 14h30, com o clássico de Alfred Hitchcock, Psicose (1960).

Informações e inscrições para a conferência: geptce@gmail.com