Empresas juniores da UFLA terão espaço no Parque Científico e Tecnológico de Lavras

Cibele Aguiar

As empresas juniores vinculadas à Universidade Federal de Lavras (UFLA) terão, em breve, um diferencial a ser comemorado: além da oportunidade de ampliar a formação acadêmica, terão um espaço no Parque Científico e Tecnológico de Lavras, para a expansão da atuação profissional no mercado.

Na semana passada, representantes de sete empresas juniores da UFLA foram recebidos pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, que reforçou o incentivo ao empreendedorismo acadêmico e informou que as empresas terão espaço garantido no Parque Científico e Tecnológico de Lavras, em fase de licitação para sua construção.

De acordo com o reitor, as empresas juniores fazem parte de um amplo programa de inovação que vem sendo desenvolvido na UFLA desde o final da década de 90, cujo objetivo é apoiar as iniciativas empreendedoras de modo a ampliar a transferência de tecnologias e o incentivo à sua aplicabilidade.  “Esses jovens são futuros empreendedores ou gestores de sucesso; por isso, torna-se fundamental uma formação que alie teoria e prática, de forma a prepará-los para os desafios que irão enfrentar no mercado de trabalho”, enfatizou o reitor.

Scolforo informou ainda que a Direção Executiva apoia os projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no sentido de ampliar a atuação das empresas juniores, em especial para a prestação de serviços às instituições públicas da região, além de incentivar a criação de empresas vinculadas aos demais cursos de graduação da Universidade.

As empresas juniores são constituídas por estudantes de graduação, sob orientação de um professor coordenador e não possuem fins lucrativos. Na UFLA, as sete empresas juniores realizam iniciativas mútuas em interação no Núcleo de Empresas Juniores da UFLA (Nejufla).

Na avaliação do coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), professor Wagner Pereira Reis, deve ser destacado o espírito empreendedor dos estudantes que participam das empresas juniores, como importante diferencial na formação profissional. “Atentos ao momento do país, existe um grande envolvimento e entusiasmo desses jovens para a atuação no mercado”, considerou.

Além do professor Wagner Reis, participaram da reunião o assessor para Implantação do Parque Tecnológico de Lavras, professor Luis David Solis Murgas e a gerente da Inbatec, Manuela Botrel.

Conheça as empresas juniores da UFLA

Biológica Júnior – http://www.dbi.ufla.br/biologicajr/

Comp Júnior – http://www.compjunior.com.br/

Consea Júnior – www.conseajr.com.br

Enagri Júnior – http://www.deg.ufla.br/web/enagri/

 PQ Júnior-  http://www.pqjunior.com.br/

Terra Júnior – http://www.terrajr.com.br/

Ufla Júnior – http://www.uflajr.com.br/