UFLA concede título Professor Honoris Causa a Eudes de Souza, personagem que mudou a história da Instituição

Cibele Aguiar

Se hoje a Universidade Federal de Lavras (UFLA) completa 104 anos de atuação no ensino, pesquisa e extensão, sendo reconhecida como uma das melhores instituições do país, o ano de 1963 foi decisivo. Nesse ano, a sensibilidade do engenheiro agrônomo e professor Eudes de Souza Leão Pinto mudaria para sempre a história da Instituição, tendo recusado a cumprir a incumbência de fechar a então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), como emissário do Ministério da Educação e portador de uma portaria do presidente da República. Com a lendária frase “fechar a escola seria a morte para mim e um crime de lesa-pátria”, Eudes de Souza reescreveu a história, dando sequência ao processo de federalização, oficializada em dezembro do mesmo ano.

Em reconhecimento a essa coragem e sensibilidade, na próxima segunda-feira (3), às 18 horas, no Salão de Convenções, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) fará a entrega da sua mais alta honraria ao professor Eudes de Souza, que voltará à instituição aos 92 anos de idade, para vestir a pelerine da Universidade e ser aplaudido como Professor Honoris Causa. A entrega do título será realizada em sessão solene do Conselho Universitário (Cuni).

A cerimônia também será marcada pela entrega dos títulos Mérito Universitário, a mais relevante condecoração concedida pela Instituição aos professores e técnicos adminsitrativos que se destacam ao longo de sua trajetória. Entre os homenageados, serão agraciados os professores Antônio Marciano da Silva, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Lisete Chamma Davide e Janice Guedes de Carvalho. O Mérito Universitário – Categoria Técnico Administrativo – será concedido aos servidores Fátima Elizabeth da Silva e José Eurides. Na oportunidade, o professor José Oswaldo de Siqueira receberá o título de Professor Emérito, concedido em 2011.

Reconhecimento

Segundo relato histórico na obra “A Terra Prometida de Lavras”, o professor Eudes de Souza teria justificado sua decisão ao ministro com as seguintes palavras: “Senhor ministro, como pessoa de sua confiança, colocamo-nos no seu lugar e diante do heroísmo de professores, funcionários e alunos da escola, totalmente apoiados pelos habitantes de Lavras, resolvi não fechar tão rico patrimônio cultural e moral, a fim de resguardar o nome de Vossa Excelência da condenação pública, a ser execrado como inimigo de Lavras e do Estado de Minas Gerais”.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, é um orgulho para a UFLA conceder a mais importante honraria ao professor Eudes de Souza, pela sensibilidade, sabedoria e coragem de um mestre visionário. Para o reitor, o exemplo dessa atitude reforça a responsabilidade da Instituição na busca pela permanente evolução, dignificando a todos que acreditaram no potencial desta Instituição, valorizando a nossa história e permitindo sonhos ainda mais ousados para o futuro.

Detentor de muitos títulos e condecorações, entre elas a Medalha do Centenário da UFLA (2008), Eudes de Souza também será homenageado pela comunidade lavrense, em cerimônia na sede do Rotary, no domingo (2/9), quando receberá o título de Sócio Honorário do Rotary Club de Lavras e a insígnia Companheiro Paul Harris. Na mesma cerimônia, receberá o título de Cidadão Honorário de Lavras, concedido pela Câmara Municipal.