UFLA divulga editais do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) – inscrições de 24/9 a 17/10

Cibele Aguiar

Os estudantes do Ensino Médio devem ficar atentos ao edital do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reserva 40% das vagas do primeiro semestre letivo para os candidatos deste Programa.  Trata-se de um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo uma etapa ao final de cada ano do Ensino Médio.  As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 24 e 25 de novembro.

Os candidatos que já realizaram a 1ª e 2ª etapas do triênio 2011-2013 deverão fazer a inscrição para a terceira etapa, como previsto no edital.

A inscrição para o PAS será feita somente via Internet, no endereço www.dips.ufla.br, a partir das 8 horas do dia 24/9/2012, até às 18 horas do dia 17/10/2012 (horário de Brasília). O valor da inscrição para a 1ª e 2ª etapas é de R$100,00 (cem reais); para a 3ª etapa, a taxa será de R$30,00 (trinta reais).

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada marcando o campo correspondente no requerimento de inscrição, no site www.dips.ufla.br, no período de 24/9 a 2/10/2012. Veja no edital os requisitos para a solicitação.

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição nos dois anos subsequentes, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do Grupo no qual estiver inscrito. O candidato da 3ª Etapa, além de renovar sua inscrição nesta Etapa, deverá fazer sua inscrição no Enem.

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e Redação; na 1ª Etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio e na 2ª Etapa são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª Etapa do Processo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O candidato do PAS estará concorrendo a até 40% (quarenta por cento) das vagas dos cursos oferecidos pela UFLA referentes ao 1º semestre letivo. Na terceira etapa, que utiliza as notas do Enem, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de 4 (quatro) anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Acesse os editais em www.dips.ufla.br