Parceria entre UFLA e Vale é destacada em publicação da Fapesp

Cibele Aguiar

Na edição de agosto da Revista Pesquisa Fapesp, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) ganha destaque como uma das instituições parceiras no desenvolvimento de pesquisas e inovações que contribuíram para o sucesso da Vale, empresa brasileira líder mundial na produção de minério de ferro que completa 70 anos de atuação.

Essa parceria tem amparo nas pesquisas realizadas pelo professor honoris causa da UFLA , José Oswaldo Siqueira, que ao se aposentar em 2011, se tornou um dos coordenadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), na área de tecnologia de produção de fertilizantes. Ex-aluno da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/UFLA) e tendo ocupado diversos cargos de chefia e coordenação na Universidade, incluindo o de pró-reitor de Pesquisa (2000/2004), José Oswaldo mantém fortes laços de parceria com a instituição, em projetos de pesquisa e como orientador de jovens doutorandos da Universidade.

Na reportagem, o professor José Oswaldo enfatiza que o desafio da agricultura moderna é trazer para dentro da empresa de mineração as demandas para a produção de alimentos. Para isso, ele reforça que é preciso encontrar novos processos tecnológicos para aumentar a eficiência da extração de matérias-primas e obter produtos de qualidade e ambientalmente corretos.

Foto: Revista Pesquisa Fapesp