I Fórum e VI Encontro Geral do Pibid integra novos participantes

Cibele Aguiar

Na última sexta-feira e sábado (17 e 18), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), cerca de 200 participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UFLA) participaram de debates acerca de temáticas relevantes à formação de educadores. O evento foi realizado com o objetivo de integrar os novos participantes, compartilhar e avaliar as experiências e apresentar os resultados de projetos desenvolvidos em escolas de educação básica parceiras.

Em julho de 2012, a UFLA teve seu projeto de expansão aprovado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a inclusão do curso de Filosofia ao Programa e também a ampliação do número de bolsas e escolas públicas participantes. No segundo semestre, somando-se todas as categorias, a UFLA passa de 137 para 196 o número de bolsas do Programa, representando 51 novas oportunidades para os estudantes e sete novas bolsas para professores da Educação Básica.

A UFLA participa do Pibid desde o seu lançamento em 2007, com atividades efetivas a partir de 2009. A cada ano, o Programa está mais estruturado e os resultados já podem ser sentidos na formação dos estudantes licenciados, no envolvimento dos professores da Instituição e na atualização dos professores das escolas parceiras, refletindo de forma positiva em todos os segmentos envolvidos no Programa.