Fapemig apresenta programa de apoio a cursos de conceitos 5, 6 e 7

Trinta e sete coordenadores de cursos conceituados pela Capes como 6 ou 7, de Minas Gerais, participaram de uma reunião na sede da Fapemig, em Belo Horizonte, no dia 31 de julho. No encontro, a Fapemig apresentou a nova e ampliada edição do Programa de Apoio aos Cursos Cinco, Seis e Sete (PACCSS) e forneceu orientações.

Pela UFLA, participaram dois professores: Fátima Maria de Souza Moreira, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciência dos Solos; e João Cândido de Souza, coordenador do programa em Genética e Melhoramento de Plantas. Os dois programas possuem conceito 6 da Capes.

Para tais programas, a Fapemig anunciou que serão investidos até R$ 300 mil para cada proposta por um período de 36 meses. Os programas com conceito 6 devem apresentar proposta que vise ao aperfeiçoamento do padrão de excelência e qualidade, bem como à melhoria na conceituação da Capes. A proposta deve ser enviada à Fapemig até o dia 31 de agosto.

Já os cursos com conceito 7 já são candidatos; suas propostas de aperfeiçoamento serão recebidas até o dia 10 de setembro. A Fapemig almeja expandir a interação com setores não acadêmicos, permitindo que a pesquisa saia das fronteiras da universidade, e apoiar a pesquisa em temas não explorados, que ainda carregam alto grau de incerteza.

No caso dos cursos com conceito 5, uma comissão especial será formada para selecionar aqueles que participarão do Programa. Essa seleção se baseará na própria avaliação da Capes. Os coordenadores dos cursos contemplados serão convidados para uma reunião, em que também terão oportunidade de tirar dúvidas e receber orientações sobre o apoio.

A professora Fátima Moreira considera que a apresentação “mostrou o empenho da Fapemig em consolidar e promover os programas de pós-graduação oferecidos em Minas, especialmente considerando-se o grande número de cursos de excelência no estado”. O professor João Cândido explicou que a Fapemig enviará diretrizes para os cursos e, com base nelas, o colegiado do programa construirá sua proposta.

Os cursos contemplados com o PACCSS deverão colaborar com o Programa Mineiro de Capacitação de Docentes (PMCD), que tem como objetivo melhorar a qualificação dos pesquisadores de Minas Gerais. Os bolsistas doutorandos dos cursos 6 e 7 também deverão, compulsoriamente, realizar estágio em instituição estrangeira (estágio sanduíche) de alto nível acadêmico.

(Foto: William R. Ferraz/ ACS Fapemig)