Adolescente de Lavras participa de cobertura jovem internacional na Rio+20

O Rio de Janeiro recebeu, na segunda quinzena de junho, eventos simultâneos na área de sustentabilidade, centralizados na Conferência de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a Rio+20. Nesses eventos, o bolsista de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr) Reynaldo de Azevedo Gosmão participou, realizando reportagens para a revista Viração e para o site da Agência Jovem de Notícias.

Reynaldo é integrante do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (Mial) e aluno da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto. A participação no Mial fez com que Reynaldo integrasse, como adolescente colaborador, a equipe Virajovem, da revista Viração. Sua atuação em dois anos levou ao convite para participar da cobertura jovem nos eventos oficiais e paralelos da Rio+20, pelo site da Agência Jovem de Notícias.

A revista Viração é feita com a participação de vários conselhos jovens nos estados. Cerca de 100 adolescentes e jovens, de vários países e estados brasileiros, realizaram essa cobertura, agregando criatividade e ousadia em espaços oficiais onde há pouco espaço para se expressarem. Usando essas características, Reynaldo conseguiu uma entrevista exclusiva com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Essa entrevista está no site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org).

Durante a cobertura educomunicativa, as equipes da revista Viração e da Agência Jovem de Notícias elaboraram matérias dinâmicas, mostrando a importância de utilizar a comunicação na luta por justiça social e como ferramenta de formação e aprendizagem para adolescentes e jovens.

No BIC-Jr, Reynaldo desenvolve a pesquisa: “O impacto do programa saúde e prevenção nas escolas nos bairros Serra Azul e Novo Horizonte”, orientado pela professora Cláudia Ribeiro, do Departamento de Educação.