Doutorando é selecionado em concurso de educação científica

O doutorando Samuel Júlio Martins, do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, teve seu trabalho selecionado em quarto lugar na instância regional (América Latina) no Alltech Young Scientist Award 2011. O prêmio é concedido pela empresa multinacional Alltech, do ramo de saúde e nutrição animal, e constitui-se como uma competição conjunta de departamentos de ciências dos animais, alimentos e plantas, de várias universidades do mundo, com o objetivo de promover a pesquisa e desenvolvimento de capacidades.

A organização divulgou o resultado do prêmio de 2011 neste ano. Samuel submeteu o trabalho “Controle biológico de fungos de armazenamento e microtoxinas” e ficou à frente de outros 100 candidatos da América Latina. Pelo feito, ele recebeu certificado, medalha, premiação em dinheiro e brindes.

As inscrições para participação no prêmio são feitas anualmente. Podem se candidatar alunos de graduação e de pós-graduação de qualquer instituição de ensino do mundo; para isso, o discente deve enviar um texto relatando seus resultados obtidos ou uma revisão de literatura na área foco do concurso. O programa é dividido em duas fases: regional e global, para graduandos e pós-graduandos.

Para sua conquista, Samuel escreveu uma revisão de literatura sobre o controle biológico de microtoxinas em alimentos, sem o uso de aditivos químicos. O texto foi muito elogiado por parte da comissão avaliadora e está sendo adaptado para publicação em periódico internacional.