Estudantes da UFLA participam da organização do Crea Júnior Lavras

Cibele Aguiar

Desde a criação do Crea-Minas Júnior, a participação de estudantes nas atividades do Conselho têm se ampliado, com a criação de escritórios locais para divulgação e interação entre os futuros profissionais, o Conselho e a sociedade. Em Lavras, o Crea Júnior é organizado por estudantes dos cursos de engenharias da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Trata-se de uma oportunidade para os estudantes de Lavras e região trocar informações e participar de grupos de trabalho para o desenvolvimento de atividades em áreas específicas que rege o Conselho.

De acordo com o coordenador adjunto do Crea Jr. Lavras, Hugo Cesar Tadeu, graduando em Engenharia Agronômica – UFLA, o objetivo do escritório local é oferecer aos futuros profissionais um espaço para discussão de temas e informações que podem fazer diferença para a inserção no mercado de trabalho. Além de ser um espaço de formação e atualização sobre a carreira, em breve no site do Crea J. Lavras haverá um espaço para cadastramento de currículos para a formação de um banco de dados para estágios e programas de trainees. 

Um dos temas abordados pelo grupo de Lavras refere-se à Resolução Nº 1.010, de 22 de Agosto de 2005, que “dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.”

Crea Júnior

O Crea Jr. é uma organização voluntária, sem fins lucrativos, desenvolvida por estudantes de engenharias e demais cursos do Sistema Confea/Crea para aproximação entre os estudantes, suas instituições de referência, o Conselho e potenciais empresas atuantes no mercado. Representa um espaço para disseminar informações e conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer a legislação profissional e as regras de conduta as quais estarão submetidas no exercício da profissão.  

O CREA-Minas Júnior promove discussões, debates, palestras, seminários, visitas técnicas e projetos sociais sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Busca difundir conhecimentos, incentivando os futuros profissionais do Sistema a estudar soluções para as demandas sociais cujas soluções são possíveis a partir do meio estudantil, enfatizando a ética profissional. Também procura fornecer informações sobre exercício profissional, apoiando movimentos empreendedores estudantis, dando assessoria aos estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho.

O CREA-Minas Júnior foi o primeiro no Brasil e a ideologia têm se espalhado por todo o país, com estrutura existente em 15 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Santa Catarina e no Distrito Federal.

Saiba mais sobre a atuação do Crea Jr. Lavras nas redes sociais:

Facebook: Crea Jr. Lavras, https://www.facebook.com/CreaJrLavras  

Twitter: Crea Jr. Lavras, https://twitter.com/#!/CREAJrLavras

Linkedin: Crea Jr. Lavras, http://br.linkedin.com/pub/crea-jr-lavras/53/27a/402

 

Composição da Coordenadoria Executiva do Crea Jr. Lavras:

Coordenador Geral: Fabrício Soares – Engenharia Civil, Unilavras.

Coordenador Adjunto: Hugo Cesar Tadeu – Engenharia Agronômica, UFLA.

Secretária Geral: Thaís Costa Andrade – Engenharia Ambiental e Sanitária, UFLA.

Secretário Adjunto: Lucas Dourado – Engenharia Civil, Unilavras.

Comissão de Realização e Captação de Eventos: Adrielly Fonseca – Engenharia Ambiental e Sanitária, UFLA.

Comissão de Realização e Captação de Estágios: Fábio Couto – Engenharia de Produção, Unilavras.

Comissão de Realização e Captação de Estágios: Rodrigo Wesley de Oliveira – Engenharia de Controle e Automação, UFLA.

Comissão de Marketing: Thaís Destéfani Ribeiro– Engenharia de Alimentos, UFLA.

Comissão de Comunicação e Disseminação: Mariana Gonçalves – Engenharia Agrícola, UFLA.