Professores da UFLA apresentam resultados de pesquisas na Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é realizada no Rio de Janeiro até o dia 22 de junho. Dois professores da UFLA participaram do evento, contribuindo com análises sobre sustentabilidade agrícola e impactos das hidrelétricas na biodiversidade aquática.

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo da UFLA, ministrou uma palestra no dia 15 de junho, no estande CNA AgroBrasil. Abordando o tema “Segurança alimentar e agricultura sustentável em solos tropicais – uma história de sucesso da produção agrícola e manejo na região brasileira de cerrado”, Luiz Roberto expôs a necessidade de produzir alimentos em quantidade e com qualidade para a população brasileira e mundial. O palestrante publicou, juntamente com o professor Alfredo Scheid Lopes, vários trabalhos. Os dois trabalhavam juntos na Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) em 1992, quando Scheid apresentou o trabalho “Preservação Ambiental e Produção de Alimentos” na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92).

O prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme (esquerda) ao lado do diretor brasileiro do International Plant Nutrition Institute – INPI, Luís Ignácio Prochnow, e do diretor de Meio ambiente da Abisolo, Gean Carlos Silva Matias, na Rio+20

No dia 17, o professor Paulo dos Santos Pompeu participou de uma mesa-redonda, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, sobre a conservação da biodiversidade aquática.  Pompeu falou mais especificamente a respeito das hidrelétricas e os seus impactos sobre a biodiversidade aquática continental.