Comando de greve dos técnicos administrativos da UFLA participa de reunião na Reitoria

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (13), o comando de greve que representa a categoria dos técnicos administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou de reunião com o reitor, professor José Roberto Scolforo, e a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, para uma apresentação das reinvindicações em pauta e diretrizes do movimento na Universidade.

Os técnicos administrativos, representados pelo sindicato da categoria – Sindufla, iniciou a greve na terça-feira (12), em adesão ao movimento nacional das instituições de Ensino Superior, por tempo indeterminado. A decisão segue o indicativo da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra.

Durante a reunião na Reitoria, foram apresentados os principais itens da pauta de negociação, que inclui o reajuste salarial (piso de três salários mínimos e step de 5%), racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, alteração na Lei de Incentivo à Qualificação, adicional de insalubridade, devolução do Vencimento Básico Complementar Absorvido, isonomia salarial e de benefícios entre os Três Poderes.

Também esteve em pauta o pedido da Reitoria para que fossem mantidos os serviços considerados essenciais, como a manutenção de animais e plantas em experimentos, tratamento da água e esgoto e serviços de tecnologia da informação. O reitor, professor Scolforo, manifestou ainda a preocupação com os bolsistas da Universidade, para que haja flexibilidade em casos específicos que transcendem para o campo humanitário e social. Os pedidos foram acatados por consenso, devendo ainda ser colocada em avaliação o funcionamento da Biblioteca Universitária em horário alternativo e a manutenção das revistas científicas da Universidade.

De acordo com o presidente do comando de greve, Edilson Willian Lopes, deve ser dado destaque à atitude da Reitoria de convidar os representantes da categoria para o nivelamento das demandas.