Técnicos administrativos da UFLA entram em greve a partir desta terça-feira (12)

Cibele Aguiar

A categoria dos técnicos administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), representada pelo sindicato da categoria – Sindufla, adere ao movimento nacional das instituições de Ensino Superior pela deflagração de greve a partir desta terça-feira (12), por tempo indeterminado.

A decisão segue o indicativo da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra, que decidiu pela greve em plenária nacional realizada nos dias 3 e 4 de junho.

Em ofício enviado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a greve é justificada pela falta de avanço nas negociações com o Governo Federal com relação aos itens da pauta de negociação, que inclui o reajuste salarial (piso de três salários mínimos e step de 5%), racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, alteração na Lei de Incentivo à Qualificação, devolução do Vencimento Básico Complementar Absorvido, isonomia salarial e de benefícios entre os Três Poderes.

De acordo com o diretor-presidente do Sindufla, Evaristo Gomes Guerra Neto, a pauta específica da UFLA luta prioritariamente pelo reajuste salarial, revisão do plano de cargos e mais contratações para acompanhar o crescimento da Universidade. Existem cerca de 700 profissionais filiados ao Sindufla, entre efetivos, aposentados e pensionistas.

Nesta terça-feira (12), às 8 horas, no Pavilhão 5 da Universidade, foi realizada uma assembleia para a formação do comitê de greve e oficialização das diretrizes.

Em 2011, os técnicos administrativos permaneceram 103 dias em greve, sem conquistar nenhuma das reinvindicações em pauta. Os docentes da UFLA estão em greve há 27 dias.