Professor da UFLA lança obra sobre planejamento e manejo na agricultura irrigada

Cibele Aguiar

Acaba de ser publicado o livro Planejamento e Manejo da Água na Agricultura Irrigada, de autoria dos professores Daniel Fonseca de Carvalho (UFRRJ e ex-aluno da ESAL) e Luiz Fernando Coutinho de Oliveira (UFLA). Este livro, escrito numa linguagem de fácil entendimento, mas de profundidade científica adequada, aborda importantes aspectos relacionados à sustentabilidade da agricultura irrigada e ao uso racional dos recursos hídricos.

O conteúdo disponibiliza informações que permitem a realização de planejamento correto e manejo adequado da água na irrigação, com base na agrometeorologia, no balanço de água no solo e com base em informações na planta. Essas técnicas estão diretamente associadas à diminuição do desperdício de água normalmente observado em sistemas irrigados, buscando aumentar sua eficiência nas plantas, além de possibilitar o equilíbrio sustentável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

A obra é destinada ao público acadêmico e científico, estudantes de graduação e pós-graduação de cursos relacionados às disciplinas de irrigação, relação água-solo-planta e agrometeorologia e, também, profissionais da área de extensão rural e produtores da agricultura irrigada com alto nível tecnológico.

Editora UFV

Preço 45,00