Cibele Aguiar
Nessa terça-feira (29), o professor José Roberto Soares Scolforo foi empossado no cargo de reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o quadriênio 2012-2016, em cerimônia no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A cerimônia, presidida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, contou com a presença do reitor antecessor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, de 13 reitores de universidades federais, lideranças políticas e setoriais, profissionais do MEC e professores da UFLA.
Durante a cerimônia, os pronunciamentos reverenciaram a posição da UFLA como universidade modelo em gestão, cujos avanços conquistados nos últimos anos não apenas ultrapassaram em cerca de 50% as metas pactuadas no programa de reestruturação Reuni, como foi acompanhada de indicadores de qualidade que a fizeram figurar na primeira colocação entre todas as universidades federais avaliadas no Índice Geral de Cursos (IGC/Inep/MEC – 2011).
Ciente do desafio que assume, o professor Scolforo deu ênfase, em seu pronunciamento, à proposta de manter a Universidade no caminho da expansão e consolidação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, calcada sempre nos princípios da construção coletiva, da aproximação entre ciência e inovação e da valorização dos seus servidores. O professor Scolforo agradeceu e pediu a manutenção do apoio que a UFLA tradicionalmente recebe do MEC e das lideranças políticas e reforçou o pedido ao ministro Mercadante, para que a Universidade consiga se expandir ainda mais, de forma mais ousada, rumo ao sonho de colocá-la entre as 150 melhores universidades do mundo.
Na fala do ministro Aloizio Mercadante, o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos e a garantia de que o MEC continuará apoiando os projetos de expansão, com especial atenção à interação entre ciência e inovação e ao processo de internacionalização, parabenizando a UFLA por estar entre as instituições que mais enviam estudantes para os intercâmbios do programa Ciência sem Fronteiras.
Em seu pronunciamento, o professor Antônio Nazareno fez um breve histórico das principais conquistas em sua gestão, agradecendo o apoio incondicional do MEC e de todas as demais parcerias, como o da bancada mineira na Câmara dos Deputados, que foram fundamentais para a expansão e consolidação da UFLA entre as instituições de ensino com qualidade reverenciada no País. Também fez menção ao lamento de não ter conseguido em sua gestão equacionado o passivo de técnicos administrativos no quadro da Instituição, colocando a demanda, mais uma vez, em reinvindicação. “…Outro lamento que faço, para o qual infelizmente não há possibilidade de reparo, é que deixo a Reitoria da UFLA muito mais velho, mas me conforto ao perceber que deixo uma universidade mais jovem, muito maior e melhor do que aquela que encontramos há oito anos”, finalizou.
A vice-reitora eleita, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, não pôde participar da cerimônia em Brasília, em virtude de compromisso anteriormente agendado, na coordenação de um grupo de trabalho na reunião da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, realizada durante toda a semana no Rio de Janeiro.
A sessão solene de transmissão do cargo de reitor e posse da vice-reitora eleita será realizada na próxima segunda-feira (4), no Salão de Convenções da UFLA. Durante a solenidade, também haverá a posse da nova equipe de gestão.
Assista à reportagem da TV Universitária, com imagens e depoimentos durante a cerimônia de posse, em Brasília.
[vsw id=”ZOWjOMThGrY” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.