Olimpíada de robótica será realizada no Laboratório de Mecânica e Automação

Estudantes do ensino fundamental de duas escolas de Lavras, sob orientação de graduandos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA, vão participar de uma olimpíada interna de robótica, no dia 28, no Laboratório de Mecânica e Automação, a partir das 13 horas.

O evento consiste em competições de robôs, que devem percorrer uma pista de obstáculos. Os robôs são montados a partir de uma plataforma existente largamente utilizada e programados pelos alunos das escolas lavrenses, com tutoria dos estudantes de Engenharia de Controle e Automação. No laboratório, a pista simula o trajeto oficial utilizado pela Olimpíada Brasileira de Robótica; o torneio local é preparatório para essa competição.

Os estudantes da Escola Municipal José Luiz de Mesquita e do Instituto Presbiteriano Gammon compõem oito equipes (duas da primeira e seis da última). A montagem e programação dos robôs são realizadas em encontros semanais com os tutores da UFLA, coordenados pelo professor do Departamento de Engenharia Ricardo Rodrigues Magalhães.

Modelo de robô utilizado nas competições