Internacionalização é tema de workshop na UFLA

Na manhã da última sexta-feira (18), a UFLA realizou o primeiro Workshop de Internacionalização. O evento reuniu representantes dos setores da Universidade responsáveis pelas questões internacionais e alunos interessados em oportunidades de intercâmbio.

O diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, ressaltou que o objetivo do workshop era mostrar as oportunidades, mas também ouvir os estudantes sobre suas aspirações. Chalfun apresentou as políticas da Diretoria de Relações Internacionais, as disciplinas e o reconhecimento curricular específicos para quem faz parte do curso no exterior e as diferentes formas de intercâmbio, dependendo da titulação.

Também estiveram presentes ao evento os pró-reitores de Graduação e de Pesquisa, professor João Chrysostomo de Resende Júnior e professor Luís David Solis Murgas, respectivamente. Os programas Ciência Sem Fronteiras e o Programa de Mobilidade Mercosul foram expostos durante o workshop.

A convidada Marcela Amaral, da comissão Fullbright, apresentou os objetivos da comissão e discorreu sobre os processos para estudar no exterior, desde testes de proficiência em línguas a obtenção de vistos.

Estudantes em intercâmbio ou que já estudaram fora do País também participaram do workshop, oferecendo testemunhos sobre a experiência internacional. A engenheira de alimentos Valquíria Fortunato passou dez meses na Austrália, pelo programa Paint, e declarou ter sido uma “experiência ótima, tanto cultural quanto profissional, em que aprendi muito”. Para quem pretende tentar o intercâmbio, ela sugeriu perseverança, pois “hoje é muito valorizado e, só depois do retorno ao Brasil, a gente vê o quanto faz a diferença”, afirmou.