UFLA convida comunidade acadêmica para revisão e atualização do PDI 2011-2015

Cibele Aguiar

Próximo de completar um ano da aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Lavras (PDI 2011-2015) pelo Conselho Universitário (Cuni), a Comissão de Elaboração convida toda a comunidade acadêmica para a revisão e atualização de suas metas, ações e prazos.

Serão disponibilizados dois canais de participação. Os representantes de cada órgão responsável pelas metas estabelecidas e conjuntos de ações descritas no PDI serão cadastrados para a operacionalização do Programa PDI On-line, disponível no endereço www.ufla.br/pdionline.  Eles deverão avaliar e atualizar as metas, ações e prazos estabelecidos.

Outro canal de participação é o Fórum, por meio do qual as sugestões para revisão e atualização serão colocadas em debate, no dia 9 de maio, em três horários distintos visando à maior participação da comunidade, das 10 às 12 horas, 16 às 18 horas e 20 às 22 horas. Durante o fórum, o presidente da Comissão de Elaboração do PDI, professor José Roberto Pereira – do Departamento de Administração e Economia (DAE), fará a apresentação geral do PDI e das sugestões recebidas, além de abrir o debate para novas apreciações.

Para o encaminhamento de comentários e sugestões, o interessado deverá acessar o site www.ufla.br/pdi, no período de 24/4 a 2/5, no qual estará disponível o link para a participação. No site, estão disponíveis as informações sobre o PDI, além da possibilidade de realizar o download do documento.

Direcionamento Institucional

O PDI /2011-2015 é o documento em que são apresentados os objetivos, as metas e as ações institucionais prioritárias ao desenvolvimento da Universidade. Ele foi estruturado com a participação de toda a comunidade acadêmica, por meio da realização de eventos públicos para sugestões e discussões sobre os diferentes temas apresentados.  A discussão do PDI 2011-2015 foi iniciada no âmbito do Conselho Universitário (Cuni) em maio de 2010 e teve o texto final aprovado em maio de 2011. Para embasar sua construção, foram criadas a Comissão Operacional para dar suporte, coletar informações e sistematizar as sugestões da comunidade universitária, 17 Comissões Temáticas (com a participação ativa de 57 servidores docentes e técnico-administrativos) e a Comissão de Revisão Geral do Documento PDI.