Professor aposentado da UFLA é homenageado pela Federação Internacional de Educação Física

Cibele Aguiar

Em solenidade realizada na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no dia 4 de abril, na programação do XIV Congresso Internacional de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, o professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) José Oscar de Paiva Vieira foi homenageado pela Federação Internacional de Educação Física (Fiep), organismo mundial que luta pela difusão da Educação Física na perspectiva da educação. 

O diploma e a placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo professor José Oscar foram entregues pelo presidente mundial da Fiep, professor Almir Adolfo Grunh, e pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, professor Cláudio Augusto Bosch.

Em seu pronunciamento, o professor homenageado ressaltou o trabalho desenvolvido na Universidade e presenteou o presidente da Fiep com o livro comemorativo do centenário da UFLA, A terra prometida de Lavras.

O homenageado

O professor José Oscar é um incentivador do esporte universitário e da prática da educação física no ensino superior. Na UFLA assumiu em 1974 a chefia do recém-criado Departamento de Educação Física, permanecendo no cargo por 9 anos. Na década de 80, foi convidado pela Secretaria Especial do Desporto, do Ministério da Educação (MEC), juntamente com o professor Akio Matsura, para divulgar os resultados do projeto Futuro Minas, implantado na ESAL/UFLA pelo professor Akio e destinado a jovens talentos em atletismo. Em 1993, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, permanecendo por três gestões administrativas. Também lecionou na Faculdade Presbiteriana Gammon por 15 anos, participou como especialista para o reconhecimento de cursos de Educação Física nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Aposentou-se em 2010, depois de 40 anos dedicados à Educação Física. Atualmente, desenvolve trabalho voluntário  em instituições de Lavras.