Colóquio “Teoria Crítica e Educação” tem abertura


O II Colóquio Teoria Crítica e Educação foi aberto nesta segunda-feira (26) no anfiteatro da Biblioteca Universitária. O evento discute a excitação da sociedade pela utilização de aparelhos audiovisuais e como a educação pode se colocar perante o seu uso, através do tema: “Educação em tempo de sociedade excitada”. A programação prossegue até o dia 28, com atividades de manhã e à tarde.

A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, pelo chefe do Departamento de Educação, professor Carlos Betlinski, pela coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, professora Cláudia Maria Ribeiro, pelo coordenador do GEPTCE, professor Marcio Norberto Farias, e pela coordenadora do evento, professora Luciana Azevedo Rodrigues.

A professora Luciana iniciou os pronunciamentos falando sobre o caráter e os objetivos do evento. O colóquio, segundo ela, discutirá “como a educação pode e deve se colocar ante o uso dos aparatos eletrônicos”. A professora Cláudia destacou os objetivos do Mestrado Profissional de Educação e a importância de eventos como o colóquio para a partilha do conhecimento e a integração entre a teoria e a prática educativa. Já o professor Alcides observou que a atividade é um reflexo da expansão dos cursos e departamentos da UFLA e enalteceu a interação multidepartamental e a diversidade possibilitadas por esse crescimento.

O colóquio é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação-UFLA (GEPTCE/UFLA), Mestrado Profissional em Educação, Departamento de Educação e Departamento de Educação Física.

Confira aqui a programação do evento.