Jornalista Míriam Leitão faz visita a setores da UFLA e ministra conferência

Cibele Aguiar

Na sexta-feira (2), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita da jornalista Míriam Leitão, que ministrou a conferência de encerramento do VIII Curso de Verão, organizado pelo Departamento de Ciências Exatas (DEX), com o tema “Conjuntura Econômica e Educação”. Além da conferência, que lotou o Salão de Convenções da Universidade, a jornalista, que atua principalmente nas editorias de economia e negócios, fez uma visita ao câmpus da UFLA, com parada especial no Setor de Cafeicultura, Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) e Laboratório de Sementes Florestais.

Com a desenvoltura de mais de 40 anos de experiência como colunista de importantes veículos de comunicação, Míriam Leitão falou de economia, mas também de liberdade, comunicação e esperança. Conduziu os participantes da conferência a um resgate dos desafios enfrentados pelo Brasil nos últimos 30 anos: da redemocratização, estabilização da moeda, combate à pobreza aos avanços na educação. Nessa trajetória turbulenta, destacou os erros e acertos de um país que depende fundamentalmente da educação para avançar ainda mais. Para ela, destacará o país que “tiver terra, água, florestas e cérebros treinados”.

Míriam Leitão disse ter se encantado com a UFLA, por ter um câmpus integrado, que realiza pesquisa de ponta, sem perder o foco no desenvolvimento regional. “Eu vi com muita alegria o trabalho que é feito aqui e também o esforço para que o conhecimento não fique enclausurado dentro da universidade. A pesquisa pura leva à pesquisa aplicada, que tem que chegar ao produtor, que tem que chegar à economia e fazer a roda girar”, ressaltou.

Visita ao Câmpus

Acompanhada do reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, de assessores e professores da Universidade, a mais famosa colunista de economia do Brasil degustou cafés especiais e conheceu as linhas prioritárias de pesquisa da UFLA, Polo de Excelência do Café e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café).

Também foi apresentada às pesquisas de ponta realizadas no Lemaf, responsável pela geração de conhecimentos e tecnologias que julga extremamente relevantes para o desafio do Brasil no que tange à proteção do patrimônio natural.

Após a palestra, a jornalista autografou os livros de sua autoria, Convém Sonhar e A Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Míriam Leitão é conhecida nacionalmente pela sua participação em veículos como jornal O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo de Televisão, especialmente no jornal Bom Dia Brasil.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para visualizar as demais em tamanho expandido.