Tem início o 2º Seminário de Capacitação para professores congolenses

Cibele Aguiar

Na manhã dessa segunda-feira (27), 14 professores da Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL), de Goma – República Democrática do Congo – foram recebidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA), marcando o início do 2º Seminário de Capacitação em Agroecologia, Extensão Universitária e Agricultura Familiar.

O Seminário é uma das ações do projeto Vozes da África, que inclui um acordo de cooperação entre a UFLA, a ULPGL e a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, tendo como coordenador o professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares.

Em seu depoimento, o professor Gilmar reforçou a responsabilidade social da universidade, com foco na importância de transformar o conhecimento em tecnologias que elevem a qualidade de vida das pessoas e a proteção do meio ambiente. “Serão duas semanas de intenso trabalho em que lançaremos boas sementes para serem cultivadas em solo africano”, enfatizou, lembrando que o projeto em andamento na República Democrática do Congo, fruto da primeira missão técnica à UFLA, já está dando resultados efetivos.

Delegação da República Democrática do Congo entoando cântigos africanos na chagada à UFLA

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, deu as boas-vindas aos participantes do Seminário, destacando-o como uma profícua troca de experiências. “Tanto vocês aprendem conosco, como também aprendemos muito com vocês”, enalteceu, desejando que a parceria, já consolidada entre os dois países, seja intensificada nos próximos anos.

A programação, que segue até 9 de março, inclui palestras, seminários e aulas práticas em projetos especiais desenvolvidos sob a coordenação da UFLA. Para esta edição, o professor Gilmar Tavares explicou que novos temas serão enfatizados, como saúde, educação, esporte, cooperativismo e radiodifusão.