UFLA, Epamig e Embrapa Arroz Feijão apresentam novas cultivares de arroz

Cibele Aguiar

O Programa de Melhoramento Genético de Arroz, conduzido em Minas Gerais em uma parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Embrapa Arroz e Feijão, apresenta duas novas cultivares de arroz: BRSMG Rubelita (para plantio em várzeas) e BRSMG Caçula (cultivar superprecoce para plantio em terras altas). O lançamento será realizado em dia de campo, no dia 1º de março de 2012, na Fazenda Experimental de Lambari, Sul de Minas.

A Caçula é a 13ª cultivar de arroz lançada pelo Programa de Melhoramento Genético de Arroz de Terras Altas, que tem a coordenação do professor do Departamento de Agricultura da UFLA (DAG/UFLA) Antônio Alves Soares. Caçula é a 1ª cultivar de arroz de terras altas do Brasil que utilizou a seleção recorrente como método de melhoramento, resultado de um trabalho de mais de 12 anos de cruzamentos e avaliações de campo. Possui grãos agulhinha e é recomendada para plantio em Minas Gerais, em condições de sequeiro tradicional e irrigado por aspersão.

Segundo o professor Antônio Soares, entre os diferenciais da nova cultivar, destacam-se a precocidade, o alto rendimento de grãos inteiros no
beneficiamento e o alto potencial para plantio na safrinha sob pivô central. Segundo ele, a cultivar Caçula é um dos materiais mais precoces já lançados no Brasil e com produtividade semelhante às melhores cultivares no mercado.

“A precocidade permite reduzir o risco de cultivo no campo, por falta de chuvas, sendo indicada com especial atenção para o sistema de agricultura familiar”, explica, lembrando ainda que a colheita antecipada propicia aos agricultores vantagens de melhores preços do produto, já que a colheita ocorre no fim da entressafra, quando é maior a demanda pelo mercado. A cultivar Caçula ainda apresenta moderada resistência para importantes doenças da cultura do arroz, como brusone-na-folha, mancha-dos-grãos e mancha-parda.

O Programa de Melhoramento Genético de Arroz tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de aporte financeiro e bolsas de produtividade e iniciação científica.

Dia de Campo – Novas cultivares de arroz para cultivo em terras altas e várzea

Data: 1º de março de 2012

Horário: 8 às 11 horas

Local: Fazenda Experimental da Epamig – Lambari – (Rodovia BR 460, Km 10 – Nova Baden)

Informações: (35) 3271-1381 felb@epamig.br