Reitor da UFLA participa de audiência com o ministro da Educação

Cibele Aguiar

Na quarta-feira (15), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou de audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A reunião teve como pauta a liberação de recursos para os Parques Tecnológicos em Minas Gerais, o Consórcio de Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais e a expansão do ensino público superior no norte de Minas, com novos câmpus em Unaí e Janaúba.

A reunião contou com a participação dos deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Leonardo Monteiro (PT), dos reitores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), professor Paulo Márcio de Faria e Silva, e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Pedro Angelo Almeida Abreu, além do professor Amaro Lins, que deverá assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC).

De acordo com o reitor Antônio Nazareno, há o compromisso de liberação da emenda de bancada destinada aos Parques Científicos e Tecnológicos em Minas Gerais, sob a coordenação da UFLA, ainda no primeiro semestre de 2012. A emenda, no valor de 32 milhões e 500 mil reais (R$32.500.000), contará com o apoio do ministro Mercadante e a articulação da bancada mineira na Secretaria de Relações Institucionais e Casa Civil.

Apoio do ministro para assuntos estratégicos da educação, articulação e inovação

Quanto ao Consórcio de Universidades, houve a sinalização de que seu termo de constituição seja assinado no mês de março, marcando o início das atividades formais de integração das sete universidades participantes (UFLA, UNIFAL, UFOP, UNIFEI, UFSJ, UFJF e UFV). Esse marco depende ainda da liberação de recursos para o início das atividades, cerca de R$ 20 milhões, conforme anunciado pelo ex-secretário do Sesu/MEC, professor Luiz Cláudio Costa.

Ainda segundo o reitor, o ministro assumiu o compromisso de apoiar as reivindicações, tendo elogiado a articulação existente entre a bancada de parlamentares de Minas Gerais e as universidades federais, por intermédio do Fórum de Reitores, o que tem possibilitado avanços à rede de instituições federais no Estado, superior à média nacional.

Reunião da Andifes

Reitor Antônio Nazareno participa de reunião da Andifes no MEC, com presença do ministro

Na manhã dessa quarta-feira (15), em reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no Ministério da Educação (MEC), o ministro Aloizio Mercadante destacou a importância das universidades para a formação de professores da educação básica. A reunião teve a presença de reitores ligados à Andifes, entre eles, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Em seu depoimento, Mercadante ressaltou que a universidade pública pode contribuir para suprir o déficit de professores de matemática, física e química, em torno de 170 mil em todo o país.  “O avanço da universidade depende de uma educação básica de qualidade”, disse o ministro, que apresentou as principais políticas públicas para o setor e respondeu a questionamentos dos reitores.