Fulbright seleciona professores para Scholar in Residence

O programa Scholar-in-Residence (SIR) procura docentes brasileiros para vagas de professor visitante em três instituições dos Estados Unidos: o Howard Community College (Faculdade Comunitária de Howard), em Columbia, Maryland; a University of Montevallo, localizada em Montevallo, Alabama; e o Santa Fe College, em Gainesville, Flórida. As inscrições estão abertas até o dia 9 de abril.

A chamada faz parte do Programa Fulbright – Comissão Para Intercâmbio educacional entre os estados Unidos e o Brasil – que oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento. Até hoje, 3.000 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2.700 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil.

No Howard Community College, a vaga é para um professor de português. Ele deverá lecionar nos cursos já existentes de português elementar, bem como desenvolver mais dois cursos que possibilitem a sequência do ensino da língua: português intermediário I  e II.

Na University of Montevallo, há uma vaga para professor de história. O docente deverá ministrar um curso a cada semestre na área de cultura brasileira/civilização (a partir de qualquer uma das várias perspectivas disciplinares) e um segundo curso em sua área de especialização. No Santa Fe College, há uma vaga para professor da área de estudos latino-americanos.

Em todas as instituições, as atividades do programa SIR serão realizadas no período de agosto de 2012 a maio de 2013. Além das bolsas Fulbright, os candidatos selecionados terão auxílio das instituições para despesas diversas, bem como o suporte necessário à realização de seu trabalho. Mais informações sobre o Scholar-in-Residence estão disponíveis no site da Fulbright: http://www.fulbright.org.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação Fulbright