Ciência sem Fronteiras: inscrições para chamadas são prorrogadas até o dia 31

O Programa Ciência sem Fronteiras ampliou o prazo para inscrição de estudantes que desejam obter bolsas de graduação sanduíche em instituições de cinco países: Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro e as chamadas estão disponíveis no site do Programa.

A iniciativa é um estímulo do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação na UFLA podem pleitear bolsa de graduação sanduíche em um desses países.

Os alunos interessados devem atender aos requisitos exigidos nos editais conforme o país de destino (veja as chamadas, formulário de inscrição e oferta de vagas por localidade em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1). Toda a documentação necessária, que consta nas chamadas, deve ser entregue na Pró-Reitoria de Pesquisa até o dia 27 de janeiro para seleção interna. Depois de selecionado pela UFLA, o candidato deverá se inscrever no site do Programa até o dia 31 de janeiro.

Adesão

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, assinou ontem o Acordo de Adesão para participação dos graduandos da Universidade no Programa Ciência sem Fronteiras. O documento também distingue o coordenador institucional do programa na UFLA: o pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas.

O Programa

Ciência sem Fronteiras é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Saiba mais sobre o programa aqui